(11) 4544-2443 (11) 4544-4122 contato@contabilidadeetapa.com.br

Como entender que a sua empresa está crescendo

As perspectivas de mudança da sua empresa no avanço de patamar precisa passar por uma gestão de contabilidade para contribuições estratégicas

Quando você, como empresário, entende que a sua empresa cresceu? Quando esse tal ponto de virada, que chega para todos empresário pode, também, chegar à sua empresa? A bonança após a tempestade, o pote de ouro no final do arco-íris, são coisas que todos os donos, sócios, investidores e acionistas de empresas esperam para obter o retorno financeiro real do investimento do seu negócio, e isso independe de foco, segmentação e porte da empresa. Na verdade, quanto menor o tamanho estrutural dela, de princípio, mais pontos de virada ela vai ter mediante aos seus crescimentos gradativos nos processos naturais como empresa.

Esse artigo servirá a você, empresário, identificar o ou os pontos de virada da sua empresa no decorrer da sua jornada como empreendedor. Esse exercício vai ajudar você, tanto internamente, para valorizar cada ponto do seu trajeto como empresário, e corporativamente, potencializando estratégia que envolva toda a sua equipe nas causas da empresa.

Olhando para dentro

Nando Reis canta uma música, uma das mais importantes do seu repertório, por sinal, que chama-se “Por onde andei”. Pegando carona nos questionamentos feitos pelo próprio autor da música na canção, adaptamos esses questionamentos para a realidade empresarial e fazemos uma análise dela.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, é como se dá a construção da música que, como podemos ver, foca em num questionamento pessoa dos caminhos tomados pelo próprio indivíduo que próprio se questiona.

Para que toda empresa venha entender o patamar e os pontos de transição deste patamar, é fundamental que haja reconhecimento de falhas, como o próprio cantor pede perdão e reconhece que se perdeu em coisas óbvias até para uma criança. Quando constrói um olhar crítico, principalmente para si próprio, há um modelo de construção muito saudável que coloca o líder na verdadeira condição de liderança na empresa, e não de chefia, com uma qualidade maior de feedbacks, aprendidos e relacionada com uma obra da música popular brasileira.

Onde está o ponto de virada

Usando de outra canção, nessa longa estrada da vida, para ir correndo sem parar na esperança de ser campeão alcançando o primeiro lugar, você precisa identificar quando você está competindo no pelotão de elite da corrida. Nota-se esse ponto quando você consegue observar pequenos detalhes da sua empresa que te mostram que ela está, de forma gradativa, alcançando um outro patamar.

Agora, pode parecer engraçado, mas essa transição só depende de você. Claro, tudo têm os seus processos, mas você enxerga o ponto de transição e, aos poucos, passa a dar passos para o crescimento do seu negócio. Nesse desafio, cabe, inicialmente, uma revisão da estrutura atual da empresa, para que, se possível, haja uma redistribuição das tarefas a fim de explorar o melhor de cada departamento e componente da sua equipe.

Essa avaliação não deve ser feito sozinho, mas demonstra a importância da contabilidade nesses processos, pois te dará embasamento técnico para que você monte uma estrutura de desenvolvimento, mostrando, assim, que, diferentemente do que muitos pensam, a contabilidade tem a sua importância de dentro para dentro da empresa e, não, apenas de dentro para fora, com balanços financeiros e serviços deste porte.

A contabilidade é importante

Muito às escuras nas empresas, a contabilidade mostra muito a sua importância nesse ponto de transição e crescimento da sua empresa. Muitos acham que ela sobrevive apenas mediante aos fatores legais, na apresentação de balanços e levantamentos financeiros, porém, a sua importância pode ir além, com toda a questão organizacional e estratégica para que esse ponto de transição de patamar da sua empresa venha ser vivido e desfrutado por você a sua equipe passo a passo, sem atropelar etapas e comprometer o processo natural de todo empreendimento.